google.com, pub-2277061454629178, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Economias em Rede - novos paradigmas de mercado
top of page

Economias em Rede - novos paradigmas de mercado

Internet de todas as coisas. Redes Sociais. Mobilidade. Computação em Nuvem. Big Data. O que todos estes conceitos tem em comum? Eles fazem parte do que está ficou conhecido como "Economia em Rede". São temas recorrentes no mercado de tecnologia e de empresas visionárias.

Por Paulo Silveira

Internet de todas as coisas (Internet of Things - IoT), Computação em Nuvem (Cloud Computing), Big Data, Redes Sociais, Mobilidade, Inovação e Escalabilidade são temas recorrentes no mercado de tecnologia e em empresas visionárias que se tornaram gigantes em todo o mundo. Empresas que, em dois ou três anos, passaram de algumas dezenas de milhares de dólares a valer centenas de milhões de dólares, algumas delas, bilhões.

A grande maioria das empresas e pessoas que utilizam, ou são afetadas por estas novidades, nunca se darão conta da existência de relações entre estas tecnologias e às mudanças nas empresas, sociedade, e na vida do próprio indivíduo. Algumas empresas estão desaparecendo, outras surgindo. O mesmo ocorre com as profissões. A sociedade e o mundo continuam mudando, hoje em dia, em uma escala e rapidez inimaginável.

O que todos estes conceitos tem em comum? Eles fazem parte do que está sendo conhecido como "Economia da Informação em Rede", ou simplesmente "Economia em Rede", uma nova etapa da economia global, sucedendo as fases Comercial, Industrial e Financeira. Segundo Yochai Benkler¹, professor da Universidade de Harvard, este novo modelo econômico é caracterizado por sistemas colaborativos, descentralizados e integrados através de redes digitais. Neste novo modelo econômico, novas forças e regras estão sendo criadas, desenvolvidas e agregadas a conceitos milenares como produção, preço, custo, mercado entre outros.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page