google.com, pub-2277061454629178, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O que é qualidade de vida para você?


Qualidade de vida é um conceito bem amplo, que pode ser definido de forma muito particular e exclusiva, e depende bastante da fase da vida, das condições socioeconômicas, culturais e idade em que se encontra o indivíduo. E também não é estática, mudando de forma indefectível durante toda sua vida.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), qualidade de vida é “a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Segundo o médico psiquiatra, psicoterapeuta, professor e escritor brasileiro Augusto Jorge Cury, o conceito de qualidade de vida tem a ver com encontrar equilíbrio, seja no âmbito financeiro, amoroso ou pessoal, e diminuir o estresse das situações cotidianas, para encontrar autoestima e bem-estar pessoal. Esse sentimento vai muito além da saúde física, também abrangendo o estado psicológico do indivíduo, seu grau de independência, como são suas relações sociais em casa ou em outras situações cotidianas etc.

Encontramos na internet, várias dicas e conselhos para se conseguir obter uma qualidade de vida melhor, mas todos eles acabam perpassando em questões muito pessoais, e apresentamos nossa própria lista.

  1. Alimentação Equilibrada: alimentação é uma das chaves de uma boa qualidade de vida. Trash Foods e Refrigerantes devem ser ingeridos com muita moderação, de preferência, nunca. Água deve ser ingerida sem moderação, se possível ao menos 1 litro durante o dia. Bebidas alcoólicas são permitidas, mas com moderação (menor do que os refrigerantes). Desapegue-se do açúcar refinado. Respeite o que nossos pais, avós e mais velhos nos ensinaram em relação às refeições: respeite os horários, as pessoas e o alimento, coma devagar, curta o momento.

  2. Pratique atividades físicas: está também é uma das dicas sempre presentes nas listas de qualidade de vida, mas também uma das mais esquecidas. Nosso corpo, a menos que você trabalhe com esportes e atividades físicas (esportistas, atletas, profissionais da área), tem a tendência natural ao descanso, à quietude. É normal, somos humanos. Mas procure criar uma prática constante, mesmo que seja 2 ou 3 vezes por semana, para andar, correr, nadar, pedalar, se exercitar. Faça com que seu organismo se mantenha ativo, e ele irá te agradecer o resto de sua vida.

  3. Tenha a mente saudável. Já dizia o poeta romano Juvenal, "Mens sana in corpore sano" - uma mente sã num corpo são. Mas não basta termos um corpo no nível dum atleta de alta performance, um Usain Bolt, um Cristiano Ronaldo, uma Maria Lenk ou uma Maurren Maggi, precisamos também manter nossa mente limpa, pronta e protegida do lixo que hoje é exposto à nós, toda a hora em todo o momento, seja através da TV, ou da Onipresente Internet e Redes Sociais. Este talvez seja um dos mais difíceis controles, pois já se tornou um vício, um controle mental que pouquíssimas pessoas já se deram conta. Desenvolva o prazer da leitura. Um bom livro, nunca é superado pelo melhor filme, teatro e muito menos novela, pois você é o diretor de sua mente, que cria as imagens guiadas pelo livro.

  4. Invista também nas qualidades de excelência da alma e do espírito: temperança, generosidade, gentileza, prudência, justiça, sabedoria e determinação. Descubra o que te realiza. Aceite a vida como ela é. Os desertos serão enfrentados com menor desgaste físico e mental. Invista também em seu espírito. A religião é um dos direitos, que também define uma sociedade, e em última instância, você.

  5. Procure curtir cada momento, e descubra os pequenos prazeres da vida. Não tenha medo da solitude, do silêncio, da meditação, do pensamento livre. Reserve um tempo só para você, sem televisão, sem a correria da vida, sem as preocupações do trabalho, das compras, da mídia, das redes sociais, das "hashtags". Se desapegue. Invista nas amizades leais e sinceras.

Qual é a sua sugestão? Envie-nos, e depois desligue-se da máquina.

sugestão? Envie para nós.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 Lu Silveira. Todos os direitos reservados.

LU SILVEIRA IMÓVEIS

Alphaville, Tamboré e Região

Ads by Google

UA-99014252-2

Google Analytics

AdTags Remarketing

Bing Ads UET

  • Facebook Lu Silveira Imóveis

+55 11 97657-0244