Cuidados Essenciais na Iluminação de Paisagens
A Poluição Luminosa está prejudicando os ecossistemas em todo o mundo e o tema tem recebido pouca atenção.
Na iluminação de paisagens devemos tomar alguns cuidados, o principal é saber inicialmente o que estamos iluminando e quais os atores envolvidos nesta equação entre humanos, plantas e animais, porque cada um deles pode ter necessidades diferentes.
Sabemos que o a luz é a grande responsável pela fotossíntese nas plantas, durante o dia, mas as plantas também respiram, e fazem isso no escuro durante a noite.
Além dos cuidados com as fontes que podem queimar as plantas, (o LED neste caso é a melhor solução) é necessário avaliar bem o projeto e luminárias adequadas a cada tipo de instalação.
Tente iluminar o mínimo possível, e utilize equipamentos de automação como sensores de presença e temporizador para ligar a luz somente o necessário.
É difícil dizer qual a maneira correta de iluminar, porque dentro do ponto de vista mais saudável, deveríamos simplesmente nos recolher a noite e não iluminar, mas é uma solução utópica e devidas as reais necessidades da vida moderna, o ideal é estudar caso a caso a melhor solução para uma iluminação correta; pássaros, roedores, insetos, mamíferos e anfíbios, cada qual tem suas características evolutivas e necessitam diferentes cuidados na iluminação das áreas externas.
Milhares de aves ficaram presas durante as comemorações de 11/9. O tributo de Luz é lindo, mas da mesma maneira que nos encanta, encanta as aves que estão em migração entre a América do Sul e o Canadá. Elas descem em redemoinho através da luz e morrem à exaustão.
Continue lendo em
https://www.construliga.com.br/blog/cuidados-essenciais-iluminacao-de-paisagens/